segunda-feira, 11 de junho de 2012

Projeto: A História das Coisas

Fonte: Google


Algum tempo atrás eu vi esse vídeo intitulado "A História das Coisas" (Story Of Stuff) e fiquei impressionada. Calma aí galera que não me aguenta mais falando em História. Na verdade é mais a forma como as coisas funcionam, principalmente como o consumo funciona dentro do capitalismo.
Quando digo 'consumo', não estou apenas falando sobre ato de adquirir produtos. Essa série de documentários fala sobre todo o sistema linear de produção dentro do capitalismo, indo além dos processos de extração, produção, distribuição e disposição.

Ok, pode parecer uma chatisse, mas na verdade é bem legal!
Não sei vocês, mas eu simplesmente não aguento mais esse papinho medíocre de "se você não poupar água, a humanidade será destruída". É claro que cada um deve fazer sua parte, mas os maiores responsáveis pelo "colápso ambiental" são as indústrias! E é por isso que gostei desse documentário. A ambientalista Annie Leonard não vem com esse papinho chato de " só é gente boa quem economiza energia", mas a crítica dela é direcionada aos governos de Estado (EUA, prinipalmente) que ao invés de sancionarem medidas que defendam o bem estar da população, acabam por defender os interesses de grandes corporações. Vamos combinar que o atual código florestal brasileiro é uma prova concreta dessa crítica.


É bem verdade que a tendência por parte dos líderes nacionais de beneficiar os grandes empresários é velha conhecida. E é bem verdade também que esses documentários tendem a exagerar um pouco a realidade. Mas achei essa série muito interessante por que a intenção é incentivar a conscientização das pessoas em relação ao ambiente, à sociedade, à economia, à política e, príncipalmente, à qualidade de vida.


Como eu disse é uma série de documentários, e estão sempre saindo novos vídeos. É possivel acompanhar esse projeto no site Story Of Stuff Project. Mas vou deixar aqui os mais famosos deles.


A História das Coisas



A História dos Cosméticos


 

  A História da Água Engarrafada




A História dos Eletrônicos



Espero que vocês gostem!!!


Tchüss

Nenhum comentário:

Postar um comentário