terça-feira, 3 de julho de 2012

Zarabatanas!





Arma de cano oco, primordialmente em madeira, que atira através do sopro pequenos dardos ou sementes. As zarabatanas vem do termo "zarabatan" de origem dos idiomas árabes. Nas escolas o uso das zarabatanas com bolinhas de papel era o tormento dos nerds e dos professores rs.
O conceito da arma é bem simples, no cano oco é inserido o dardo e através de sopro o dardo é impulsionado para fora do cano em direção ao alvo. Estima-se que o uso desse simples aparato vem dos primórdios da humanidade, ainda na época da pedra. Povos da América do Sul ( incluindo nossos índios brasileiros) usavam essa arma para caçar pequenos animais, com dardos embebidos em venenos, sejam de origem animal ou vegetal. Muito vista no cinema e games como arma utilizadas por povos da floresta , por ninjas ou invasores que não desejam chamar a atenção.
Aqui no Brasil há competições de zarabatana nos jogos dos povos indígenas. Competições também são existentes  nos EUA e Portugal. A arma ganhou algumas evoluções e mudou de material, alumínio com dardos de aço e plastico.


5 vantagens da zarabatana:
1. É uma arma extremamente silenciosa.
2. Usa o fôlego do atirador, fazendo trabalhar melhor a respiração
3. Ajuda na concentração.
4. Muito simples e barata.
5. É legalizada no Brasil e não tem restrições para o uso ou porte por maiores de 18 anos.

Como no Brasil não é permitido caça esportiva não vou entrar em pormenores sobre as toxinas utilizadas na caçada com a zarabatana.
Nunca aponte para animais ou pessoas, pode causar cegueira ou danos irreparáveis.
Recomendo basicamente para diversão, e recreação.
Comprei uma recentemente com cano de alumínio e dardos plásticos e metálicos, porém o cano veio torto, consertei na morsa e tudo deu certo... Me impressionei que os disparos podem cravar em paredes de concreto ou madeira, ainda varar superfícies finas como revistas, jornais e até mesmo couro.


Jogos Pataxós na Bahia




Cold steel (demonstração) 



Gostaram? Vejam os vídeos e comentem!
Abraços, Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário